Carregando Eventos

« All Events

Estudo de Filosofia de Mokiti Okada

28 março @ 13:30 - 15:00

capaestudo

Grupo de estudo voltado para o aprofundamento da filosofia de Mokiti Okada, visando  a criação de uma nova medicina e de uma sociedade saudável e feliz.

 

Para Mokiti Okada, a “Verdadeira Civilização”, é aquela onde cada uma das pessoas que constitui a sociedade seja saudável física, mental e espiritualmente. O seu pensamento é de que a saúde física, mental e espiritual de cada individuo, se reflete na saúde da família, que se liga à saúde da sociedade, que por sua vez, cria a saúde de toda a humanidade.

Mokiti Okada nasceu no dia 23 de dezembro de 1882, no bairro de Hashiba, na cidade de Tóquio, Japão.

Tendo vivido entre o final do século XIX e meados do século XX — época marcada por conflitos e crises econômicas em escala mundial — defrontou-se com uma realidade tal que o fez concluir que a prosperidade material não implica necessariamente na felicidade humana.

Desde sua infância, foi uma pessoa dedicada às artes e preocupada com os problemas da humanidade. Passou por sérios problemas de saúde em sua adolescência. Visando sua melhora em algumas destas enfermidades, pesquisou uma maneira mais saudável de alimentação, desenvolvendo a Agricultura Natural.

Já nesta época, Mokiti Okada manifestou uma profunda preocupação com o emprego excessivo de agroquímicos no solo. Como solução, propôs um método agrícola sustentável, que preservasse o meio ambiente e promovesse a saúde, produzindo alimentos puros e saborosos.

Mokiti Okada também realizou diversos estudos nas áreas do conhecimento humano como política, educação, religião, filosofia, economia, entre outras, mas sobretudo, dedicou-se ao estudo da saúde, das artes e da agricultura, apresentando propostas viáveis para um desenvolvimento social integrado.

Incentivou a prática do altruísmo e a apreciação do Belo, como formas para a elevação da sensibilidade e a aplicação de um método agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente e promove a saúde de produtores e consumidores, oferecendo alimentos livres de agrotóxicos e muito saborosos.

Toda sua filosofia foi estabelecida com base nas Leis da Natureza. Deixou preciosos ensinamentos que, embora escritos nas décadas de 30 a 50 do século passado, parecem ter sido escritos em nossos dias, pela sua perfeita aplicabilidade na vida cotidiana.

Mokiti Okada faleceu em 1955, deixando para a humanidade três grandes obras como protótipos de uma sociedade ideal nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, no Japão.

Deixou também baseados nos seus ideais 2 museus de arte (nas cidades de Atami e Hakone), conceituados internacionalmente. Ainda, por meio dos arranjos florais que ele mesmo fazia, nasceu o estilo Ikebana MOA Sanguetsu-Korinka, divulgado pelo Museu de Belas Artes de Atami e também através do chamado “Clube Korinka”.
Os seus empreendimentos tem continuidade no trabalho desenvolvido pela MOA International do Brasil.

 

 Centro de Bem Estar e Saúde Vila Mariana
 Rua: Afonso Celso 256 – Vila Mariana – SP
Telefone: 11 3294 -8105

Detalhes

Data:
28 março
Hora:
13:30 - 15:00
Evento Category:

Local

Centro de Bem Estar e Saúde Vila Mariana
Rua Afonso Celso 256 - Vila Mariana
Sâo Paulo, São Paulo 04119-001 Brasil
+ Google Map
Telefone:
11 3294 -8105
Website:
moa.org.br