Desenho Infantil

Sejam bem vindos à plataforma de inscrição da Exposição Especial do Museu de Belas Artes MOA | Edição On-Line

O Museu de Artes MOA da cidade de Atami – Japão, realiza anualmente a Exposição de Obras Infantis, que este ano terá sua primeira edição On-Line, devido aos reflexos da Pandemia de Covid-19. O objetivo deste concurso, é contribuir para a educação social, e também para a educação voltada à elevação da sensibilidade infantil, incentivando atividades criativas, para que elas possam crescer saudáveis e com nobreza de sentimento.

Aqui logo abaixo você encontra o Regulamento de participação. Você poderá ler direto na plataforma, ou se preferir, poderá baixar um PDF do mesmo. Descendo um pouco mais, você encontra o formulário de participação do concurso, onde poderá preencher os dados do participante e também enviar a foto da Obra. Leia atentamente o regulamento, atente para os prazos e principalmente para os formatos aceitos e dimensão do arquivo a ser enviado.

Nesta edição, extraordinária on-line, a qualidade da foto é preponderante, porém boa parte dos telefones celulares, dispõem de câmeras com boa qualidade. Vale lembrar que os arquivos devem estar com extensão JPG, com no máximo 10 MB. Caso o arquivo ultrapasse este limite deverá ser reduzido.  Em sites como https://www.img2go.com/  você consegue diminuir o seu arquivo sem perder muita qualidade.

Mais uma vez sejam bem vindos.


Leia o Regulamento aqui

 

São Paulo, 01 de Julho de 2020

 

Exposição Especial do Museu de Belas Artes MOA

Edição On-Line

 

Ryota Nakaguchi

Presidente da MOA International do Brasil

 

Regulamento

 

1 Objetivos e Realização.

 

Mokiti Okada, fundador do Museu de Artes MOA, situado na cidade de Atami, na província de Shizuoka, sob a administração da Fundação MOA de Arte e Cultura, considerou os fatores “Verdade, Bem e Belo” como alicerces para a estruturação de uma sociedade ideal. Empenhou-se, em especial, na divulgação do “Belo”, promovendo atividades Artístico-Culturais.

Para concretizar o objetivo do fundador, o Museu de Belas-Artes da MOA, expõem obras-de-arte do mais alto nível, tanto do Japão como de todo o Oriente, além de realizar exposições em diversas localidades. Paralelamente, empenha-se ativamente na promoção das artes tradicionais japonesas, assim como na formação de novos elementos, desejando formar excelentes artistas.

Ademais, com intuito de elevar o caráter do homem, desenvolve atividades de “Arranjo Floral”, “Tya-no-Yu” (Cerimônia do Chá) e “Músicas e Artes Representadas” em todo país, introduzindo, na vida cotidiana, o “Belo” natural e aquele criado pelo homem.

E como parte dessas atividades, o Museu MOA, realiza esta Exposição de Obras Infantis, que este ano terá sua primeira edição On-Line, devido aos reflexos da Pandemia de Covid-19, com o objetivo de cooperar na educação social, e também da educação voltada para a elevação da sensibilidade das crianças, incentivando atividades de criação das mesmas que irão assumir as eras vindouras, para que elas possam crescer saudáveis e com nobreza de sentimento que lhes permitam se adequar a quaisquer mudanças que ocorram na sociedade e que adquiram a força para viver, como de saber estudar e de pensar por si só.

A Exposição realizada no ano que passou, em sua 31a realização contou com a participação de 456.646 obras concorrentes, em 418, exposições, com participação de 9.431 escolas. Isso foi possível graças a colaboração de todas as pessoas que nos apoiaram.

Nesta Exposição Especial do Museu de Belas Artes MOA, que será realizada com o objetivo de proporcionar a oportunidade de elevar os conhecimentos básicos sobre a Arte dentro da educação, voltada para a elevação da sensibilidade das crianças brasileiras, a melhor obra escolhida concorrerá oficialmente no concurso do Museu de Belas-Artes da MOA – Atami.

Com isso, desejamos que diversos países do mundo, a começar do Japão, conheçam o talento das crianças brasileiras.

A nossa proposta é realizar essa Exposição juntamente com aquelas pessoas que compreendam e se identifiquem com o nosso propósito principal. Assim, esperamos a colaboração e participação de maior número de pessoas.

2 Período e local de realização.

 

Nesta edição extraordinária realizada On-line, as inscrições e envio das obras, deverão ser feitas no seguinte endereço eletrônico:

http://moa.org.br/di

Período Inscrição: de 01 de julho a 30 agosto de 2020.

Premiação: mês de Outubro.

3 Realização e Apoio.

Realização:

Museu de Belas-Artes da MOA Atami

Apoio:

Ministério da Cultura e Ciência, Ministério de Relações

Exteriores, Ministério de Agricultura, Ministério da Saúde, Assembleia Nacional das Associações de Pais e Mestres do Japão.

4 Regulamentos para a inscrição.

Categoria: Desenhos, xilogravura, litogravura e Caligrafia Japonesa- SHUUJI.

Tema: Livre

A obra inscrita deverá ser inédita e individual.

Concorrentes: alunos de 1a a 6a série do ensino fundamental 1o. Grau. (séries correspondentes tanto nas escolas brasileiras como das japonesas). Sendo que, estão subdivididos em duas categorias a saber:

Categorias:

Categoria A: de 6 a 9 anos.

Categoria B : acima de 10 anos (inclusive).

Os alunos acima de 13 anos concorrerão na categoria B, no entanto, não poderão concorrer oficialmente ao Concurso do Japão (Prêmio Incentivo do Museu de Belas-Artes da MOA).

Especificações:

Tamanho da Obra: O arquivo deverá ser enviado com a extensão JPG | 72 DPI com até 10MB.

* Importante cuidar da qualidade da foto. Maiores informações na plataforma de inscrição e envio da obra.

Material Utilizado: Cartão ou cartolina, tinta para aquarela, tinta guache, lápis de cor, pastel e crayon, também serão aceitas obras com colagens ou técnicas especiais em uma parte.

Categoria : Caligrafia Japonesa – SHUUJI.

Quantidade de caracteres : livre

Papel : somente em “Hanshi”.

* As obras devem estar isentas de nome ou carimbo da escola.

Exemplo: Hanshi (papel)

 

5 Inscrição e informação.

Nesta edição On-line, tanto a ficha de inscrição como o envio da obra, deverão se efetuadas no site do evento no seguinte endereço:

http://moa.org.br/di

Maiores informações no site do evento ou diretamente na

MOA International do Brasil.

Rua Afonso Celso, 236 | Vila Mariana – SP

CEP 04119-001

Yasuaki Tsukiashi

E-mail: tsukiashi@moa.org.br

Tel: (11) 3294-8105 / (11) 9 9879-8914

6 Julgamento e Obras Classificadas.

Padrão de Julgamento

Obra alegre com muita liberdade e espontaneidade de expressão.

Obra com personalidade e vivacidade inerente de uma criança.

Obra bela e alegre, que expressa a sensibilidade em abundância.

Obra bem elaborada com muita criatividade e sentimento.

Obra que expressa claramente o tema escolhido (o que o autor deseja expressar).

Obra que demonstra o sentimento do autor como de preocupação com a Natureza, com os seres humanos e com a alegria de viver.

Premiação:

Todas as obras participarão de exposição virtual no site e com destaque nas redes sociais da MOA International do Brasil e parceiros.

Os premiados receberão certificados emitidos pelo Museu de Belas Artes MOA Atami:

1 (um) “Prêmio Incentivo do Museu de Belas-Artes da MOA”

1 (um) “Prêmio Ouro”

1 (um) “Prêmio Prata”

3 (três) “Prêmio Bronze”

10 (dez) “Prêmio Honra ao Mérito”

A obra premiada com o “Prêmio Incentivo do Museu de Belas-Artes da MOA”, concorrerá oficialmente na Exposição Nacional de Obras Infantis do Museu de Belas-Artes da MOA.

MOA Museum of Art Children’s Art Exhibition in Japan

About MOA Museum of Art Children’s Art Exhibition

The founder of MOA Museum of Art, Mokichi Okada, had a firm belief that the ideal world of eternal peace should be filled with perfect truth and virtue, and he especially invested his energy to cultivate art and cultural activities. In promoting his belief, the museum has been holding exhibitions of outstanding artworks of Japan and the Orient and encouraging Japanese traditional performing arts. We also have been working in promoting many other art and cultural activities, educational and charitable programs such as flower arrangements, cha-no-yu ceremonies and stage performances. The Children’s Art Exhibition is one of these programs we have started with the wish for children to think and learn about the value of life and ‘mental enrichment’ through their creative activities in their every-day lives. We have been working on this program nationally with families, districts, and schools. We believe that with those individuals who share the same wish or views for children working hand in hand, the ideal society of ‘truth, virtue, and beauty’ would emerge.

MOA Museum

Exhibition Period

Exhibition Period: February 5(Sun.),2017 – February 28(Tue.), 2017
Awarding Ceremony: February 19(Sun.),2017 10:00 a.m
Place: Museum Noh Theater

Sponsor

MOA Cultural Foundation

Patronage

Ministry of Education, Culture, Sports, Science, and Technology
Ministry of Foreign Affairs of Japan
Ministry of Health, Labor and Welfare
Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries
National Art Education Association
Japan PTA Association
National Association for the Education of Young Children
Scout Association of Japan
The Association of Nikkei & Japanese Abroad
Japan National Newspaper Association
National Association of Elementary School Principals

Entrants

Total of 452,759 works (303,095 drawings, 149,664calligraphies) Total of 8,953 schools, Total of 414 exhibit halls (384 in Japan, 30 abroad).

Awards

Drawing section

Incentive Award of the Minister of Education, Culture, Sports, Science, and Technology
(6 winners)
Award of the Minister of Foreign Affair (3)
Minister of Health, Labour and Welfare Award (1)
Director-General of Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries Award (1)
The Chairman of Japan PTA Association Award (1)
National Association for the Education of Children Award(1)
Director of the Scout Association of Japan (1)

Judges’ Award (1)
Gold Prize (5)
Silver Prize (20)
Bronze Prize (30)
Winners (150)

Calligraphy section

Incentive Award of the Minister of Education, Culture, Sports, Science, and Technology
(6 winners)
Award of the Minister of Foreign Affair (1)
Director-General of Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries Award (1)
The Chairman of Japan PTA Association Award (1)
National Association for the Education of Children Award (1)
Director of the Scout Association of Japan (1)

Judges’ Award (1)
Gold Prize (3)
Silver Prize (5)
Bronze Prize (10)
Winners (150)

Group section

Incentive Award of the Minister of Education, Culture, Sports, Science, and Technology for School (6 schools)
Minister of Health, Labour and Welfare Award (2 group)

Faça seu cadastro e envie sua Obra aqui

Observação importante:

Caso tenha dificuldades para enviar inscrição via formulário  eletrônico, favor enviar para o  E-mail  comunica@moa.org.br com os dados abaixo e obra em anexo:

Nome Completo 

Idade 

Data de Nascimento – D/M/A 

Responsável (Professor ou Pais) 

E-mail do Responsável 

Telefone do Responsável (com DDD) 

Endereço do Participante 

Sexo (    ) Masculino  (    )  Feminino

Escola 

Nome do Professor 

Endereço da Escola 

Série do Participante 

Gênero da Obra 

Desenho  (    )  Xilogravura  (    )  Litogravura (    )  Caligrafia Japonesa

Tela  (    )   Horizontal (    )   Vertical

Título da Obra