O que é a MOA

oquemoa

A MOA International do Brasil é uma organização focada na “Promoção de Sociedade Criadora de Saúde” onde possamos viver saudáveis tanto física como mentalmente, com conforto espiritual e tranquilidade, cooperando mutuamente com a comunidade, fazendo deste mundo um lugar mais belo e feliz.

Os empreendimentos da MOA são realizados em locais como a fazenda Zuissenkyoo, o Instituto Terapêutico, e  demais instalações da Rede de Vida Saudável.

Terapia de Purificação, Arte e Cultura e Promoção de Alimentação Saudável, fazem parte do Método de Saúde Okada, empregados nos espaços MOA.

Mokiti Okada o Patrono da MOA
Mokiti Okada – Patrono da MOA International

Mokiti Okada – Patrono da MOA International

Para Mokiti Okada, a “Verdadeira Civilização”, é aquela onde cada uma das pessoas que constitui a sociedade seja saudável física,  mental e espiritualmente. O seu pensamento é de que a saúde física, mental e espiritual de cada individuo, se reflete na saúde da família, que se liga à saúde da sociedade, que por sua vez, cria a saúde de toda a humanidade.

A MOA, baseada nesse espírito de Mokiti Okada, desenvolve suas atividades focada na  criação da “Verdadeira Civilização” por ele desejada.

Mokiti Okada nasceu no dia 23 de dezembro de 1882, no bairro de Hashiba, na cidade de Tóquio, Japão.

Tendo vivido entre o final do século XIX e meados do século XX — época marcada por conflitos e crises econômicas em escala mundial — defrontou-se com uma realidade tal que o fez concluir que a prosperidade material não implica necessariamente na felicidade humana.

Desde sua infância, foi uma pessoa dedicada às artes e preocupada com os problemas da humanidade. Passou por sérios problemas de saúde em sua adolescência. Visando sua melhora em algumas destas enfermidades, pesquisou uma maneira mais saudável de alimentação, desenvolvendo a Agricultura Natural.

Já nesta época, Mokiti Okada manifestou uma profunda preocupação com o emprego excessivo de agroquímicos no solo. Como solução, propôs um método agrícola sustentável, que preservasse o meio ambiente e promovesse a saúde, produzindo alimentos puros e saborosos.

Mokiti Okada também realizou diversos estudos nas áreas do conhecimento humano como política, educação, religião, filosofia, economia, entre outras, mas sobretudo, dedicou-se ao estudo da saúde, das artes e da agricultura, apresentando propostas viáveis para um desenvolvimento social integrado.

Incentivou a prática do altruísmo e a apreciação do Belo, como formas para a elevação da sensibilidade e a aplicação de um método agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente e promove a saúde de produtores e consumidores, oferecendo alimentos livres de agrotóxicos e muito saborosos.

Toda sua filosofia foi estabelecida com base nas Leis da Natureza. Deixou preciosos ensinamentos que, embora escritos nas décadas de 30 a 50 do século passado, parecem ter sido escritos em nossos dias, pela sua perfeita aplicabilidade na vida cotidiana.

Mokiti Okada faleceu em 1955, deixando para a humanidade três grandes obras como protótipos de uma sociedade ideal nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, no Japão.

Deixou também baseados nos seus ideais 2 museus de arte (nas cidades de Atami e Hakone), conceituados internacionalmente. Ainda, por meio dos arranjos florais que ele mesmo fazia, nasceu o estilo Ikebana MOA Sanguetsu-Korinka, divulgado pelo Museu de Belas Artes de Atami e também através do chamado “Clube Korinka”.
Os seus empreendimentos tem continuidade no trabalho desenvolvido pela MOA International do Brasil.

A MOA e a Medicina Integrativa

Através das suas práticas, a MOA desenvolve a Medicina Integrativa e se empenha na promoção da verdadeira saúde.

A Medicina Integrativa que capta a imagem do ser humano como um todo a partir de um pensamento novo

O estado atual do mundo com relação aos cuidados médicos em torno de nós com crescentes custos de cuidados de saúde, da propagação de doenças relacionadas com o estilo de vida, leva-nos a não ter outra escolha a não ser a ansiedade pelo futuro.   

Dentro desse contexto, recentemente, incluindo os Estados Unidos e Europa, e mesmo no Brasil, existe um tipo de assistência médica que está sendo conhecida, pouco a pouco, chamada de “Medicina Integrativa”.

cli_photo01É o tratamento médico que, combinando efetivamente várias terapias denominadas de “Medicinas Alternativas e Complementares”, à medicina ocidental, sem ser limitado apenas à medicina ocidental, tenta encontrar a possibilidade de outros tratamentos que sejam mais apropriados a cada paciente.

A Medicina Integrativa não almeja apenas livrar as pessoas dos sintomas da doença, mas tem como propósito que elas sintam realmente que se tornaram saudáveis, olhando as causas multifacetadas da doença, tais como o estado de espirito, a vida familiar, o ambiente social, e assim, considerando o método de tratamento mais apropriado para cada um, ela faz a abordagem a fim de que ele seja aceito.

Além disso, não só pensa em prevenir a doença por meio da formação de um corpo que não desenvolva doenças graves aumentando o poder natural de cura, mas também trabalha positivamente na promoção da saúde global tendo como meta a elevação do QV (qualidade de vida), incluindo o estilo de vida e a melhoria do ambiente.

No topo disso está uma medicina que começa agora a caminhar para uma medicina enraizada na natureza humana, que visualiza também a sua espiritualidade e a alma.

Valorizando cada uma destas pessoas, a MOA desenvolve através do Método de Saúde Okada, a Medicina Integrativa em parceria com numerosos médicos que demonstram compreensão quanto ela, que é um cuidado médico holístico que visualiza o homem de uma maneira global, sem ser apenas o seu corpo ou a mente.

Institutos Terapêuticos de Tokyo,Tohoku e Ohito

Institutos Terapêuticos de Tokyo,Tohoku e Ohito