Entrevista com Yasuaki Tsukiashi

O Secretário Geral da MOA Brasil, Sr. Yasuaki Tsukiashi, concedeu uma entrevista ao Jornal da MOA falando um pouco sobre os avanços da instituição em 2015 e o que esperar em 2016, confira!

 

Jornal da MOA: Quais foram os avanços alcançados pela instituição em 2015?

Tsukiashi: Quanto tempo você tem? (risos) Avançamos bastante! Por exemplo, na TPO, avançamos na formação de terapeutas e aprimoramento dos mesmos; antes, apenas os funcionários da MOA podiam dar o curso básico de TPO e em 2015 finalmente instrutores foram formados para expandir ainda mais a TPO. Também em 2015 foram formados nove departamentos que cuidarão de diferentes áreas da instituição. Esse foi um grande avanço, porque agora existe um foco maior em cada área e em como desenvolvê-las rápida e adequadamente. Aproximamo-nos ainda mais da sociedade através da atividade realizada em Cangaíba ( São Paulo), na igreja católica. Os fiéis e vizinhos da igreja recebem TPO e também estão consumindo os produtos da agricultura natural produzidos pela fazenda da MOA. Dessa forma, estamos aproximando a sociedade do Método de Saúde Okada. Também, o vereador Gilberto Natalini e o deputado George Hato estiveram em programas de TV falando sobre a medicina integrativa e citaram a MOA com um exemplo dessa nova realidade.

 

J: Qual a importância de grandes eventos como o dia de saúde no Zuissenkyo?

T: O dia de saúde é extremamente importante! Em 2015 recebemos orientações da MOA Japão, onde aconteceu um Simpósio de Medicina Integrativa. Nossa intenção é seguir as orientações de Mokiti Okada para criar uma sociedade sadia através da nova medicina e para alcançar essa realidade é preciso traçar nosso caminho através da medicina integrativa. Com o dia da saúde (onde os participantes recebem TPO, realizam atividades de arte e cultura e também se alimentam com produtos naturais) o Método de Saúde Okada fica muito claro e a sociedade acaba conhecendo profundamente o trabalho realizado pela MOA.

 

J: Em 2016, quais serão as metas que os voluntários devem objetivar?

T: Ir à sociedade. Em 2016, devemos focar como nunca alcançar as pessoas de forma mais ampla e apresentar o Método de Saúde Okada. Devemos, também, formar promotores nos três campos de atuação – TPO , Arte e Alimentação – e dessa forma expandir os ideais de Mokiti Okada.

 

J: Deixe algumas palavras de incentivo para o ano de 2016!

T: Nesse ano, mais do que qualquer coisa, é importante que cada voluntário pratique os três empreendimentos na vida cotidiana! Dessa forma, a convicção de todos no derradeiro método de saúde aparecerá e com certeza ela se expandirá para a sociedade. Foquemos em um 2016 que traga a verdadeira felicidade a todos.

 

Claudia Ideguchi,
Voluntária MOA. – Jornal MOA – De voluntário para voluntário
Janeiro/2016