Uma flor símbolo de um país

downloadNão à toa, no Japão, a Cerejeira (sakurá) é considerada um símbolo de renovação no país. A espécie é a primeira a “dar flor”,  anunciando a transição do rigoroso inverno para a florida primavera japonesa.

Por isso, assim como os samurais eram considerados os melhores homens entre os homens, a flor de cerejeira é considerada a flor das flores pelos japoneses.  O culto às cerejeiras é tão grande que o “hanami” (observação das flores) é uma festa nacional e a tradição vem desde o ano 794 depois de Cristo.

sakura-moa-pq

 

Com a explosão das flores nos primeiros dias de abril os japoneses invadem os parques e as ruas coloridas pelo rosa das cerejeiras. munidos com máquinas fotográficas e cestas de piquenique, os trabalhadores são liberados mais cedo do trabalho e se reúnem debaixo das árvores para confraternizar.

Uma lenda conta que a palavra “Sakura” surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor.

Os lendários  samurais também tinham grande admiração pela flor de cerejeira, pois  esta remete a efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao supremo código do samurai, o Bushido.

A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta. Desta forma, a flor símbolo do Japão, traz consigo também o espírito do povo japonês.