Os Três Grandes Empreendimentos promovidos pela MOA.

Mokiti Okada trabalhou na pesquisa e na divulgação de Três Grandes Empreendimentos. Para dar continuidade a estas pesquisas, a MOA possui Centros de Pesquisas que trabalham para a comprovação e expansão dos referidos empreendimentos.

Terapia de Purificação Estilo Okada  | Centro de Pesquisa de Ciências da Vida

Arte e Cultura | Museu de Belas Artes MOA e Museu de Hakone

Agricultura Natural e Alimentação Natural | Centro de Agricultura Natural MOA

Esses empreendimentos visam promover a formação de pessoas, lares, comunidades saudáveis, tanto física como mental e espiritualmente.

Com a sede no Japão, a MOA expande atividades em mais de 15 países do mundo. Com relação a cada Empreendimento, existe uma corporação independente que se especializa em cada um, mas que em cooperação promovem atividades utilizando a força global.

Terapia de Purificação Okada

Terapia de Purificação Estilo Okada | Centro de Pesquisa de Ciências da Vida

Centro de Pesquisa de Ciências da Vida

Centro de Pesquisa de Ciências da Vida


Desde que a MOA iniciou seu sistema de qualificação de terapeutas de Terapia de Purificação Okada, já foram formados mais de vinte mil pessoas no mundo. Esses terapeutas, centralizados nos Institutos Terapêuticos (Ryoins) instalados em varias localidades do mundo, se encarregam do departamento da Terapia de Purificação, dos Programas de Melhoria de Vida Cotidiana e dos Seminários de Melhoria de Saúde, realizados em cooperação com as Redes de Vida Saudável.

Instituto Terapêutico de Tohoku

Instituto Terapêutico de Tohoku

A Prática confirma uma variedade de efeitos da Terapia de Purificação Okada com eficácia e segurança, tais como: o aumento do poder natural de cura inerente no ser humano; promoção de ação de purificação do corpo e da mente no dia-a-dia; aparecimento de alteração na pressão arterial e nas ondas cerebrais após o tratamento, e outros.

MOA Internacional e o Centro de Ciência da Vida promovem constantes pesquisas cientificas em colaboração com a Fundação de Corporação Medica estudando a eficácia e seguridade da Terapia de Purificação.

Agricultura e Alimentação Natural

Agricultura Natural e Alimentação Natural | Centro de Agricultura Natural MOA

Escola de Agricultura Natural - Ohito

 Fazenda de Agricultura Natural – Ohito


A Agricultura Natural da MOA é um método Agrícola fundada por Mokiti Okada em 1935, desejando o cultivo de produtos seguros, saborosos e cheios de vitalidade, enquanto mantém o ambiente natural puro, fazendo manifestar ao máximo a energia que o solo, que é um organismo vivo, possui originalmente, sem recorrer a pesticidas e fertilizantes químicos.

Atualmente, a Agricultura Natural MOA conta com aproximadamente 300 Associações Promotoras no Japão, centralizadas no Centro de Agricultura Natural MOA, juntamente com mais de 10 mil associados da Associação que inclui os agricultores e consumidores, em conjunto com os produtores agrícolas, promove intercâmbio, bem como o movimento para valorização de comidas tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento duradouro da sociedade local.

Seu valor é reconhecido como agricultura preservadora do meio ambiente, que não polui o ar, o solo e a água, além de ser uma agricultura recicladora de materiais, que utiliza eficazmente os recursos naturais preciosos.

No Brasil, no Zuissenkyo da cidade de Mairinque é praticada a Agricultura Natural, onde empenhamos na criação de um sistema para alcançar uma produção conforme a demanda do consumidor, cultivando pequenas quantidades de multi-itens.


Escola de Agricultura Natural

Escola de Agricultura Natural

Escola de Agricultura Natural: formação de sucessores da agricultura

Na Fazenda de Agricultura Natural MOA de Oohito, província de Shizuoka no Japão está instalada a Escola de Agricultura Natural. Nesta escola, recursos humanos de todo o mundo recebem treinamento e se encarregarão do trabalho com técnica de cultivo de Agricultura Natural MOA e da produção e consumo nas suas regiões.

Grupo MOA de empresas: atividade de Alimentação Natural

Ao mesmo tempo em que assume a função de efetuar a distribuição e venda dos produtos agrícolas naturais, a MOA utiliza esses produtos como matéria-prima, para produzir alimentos processados de acordo com o “guia de orientação”que são distribuídos e vendidos. Com 123 lojas, o Grupo MOA se encarrega do movimento através da alimentação.

A MOA do Brasil empenha na melhoria de distribuição e venda de verduras da Agricultura Natural produzidas no Zuissenkyo São Paulo, e essa venda é feita também em feiras livres na cidade de São Paulo.

Arte e Cultura

Arte e Cultura | Museu de Belas Artes MOA e Museu de Hakone

Museu MOA- Atami

Museu MOA- Atami


A Fundação de Arte e Cultura Mokiti Okada, desenvolve atividades culturais, que inclui desde exibição e intercâmbio de obras de artes no mundo, à promoção do Belo na vida cotidiana como ikebana (arranjos florais) e Tya-no-yu (Cerimonia de Chá). Também se empenha na formação de elementos humanos como orientadores, criando o sistema de qualificação de instrutores de Arte e Cultura.

Para que todas as pessoas possam entender e sentir o “Mundo do Belo”, Mokiti Okada construiu o modelo da utopia (mundo ideal), onde a natureza e o artificial se harmonizam, em Hakone, Atami e Quioto.

A construção de Museu de Hakone, concluído em 1952 foi liderado pelo próprio Mokiti Okada. Ainda hoje, este museu é largamente conhecido pela beleza dos seus jardins, como o bordo (acer) no outono. Além disso, em Atami deu se a conclusão do Museu de Belas Artes MOA em 1982, herdando o projeto de Mokiti Okada, que conta com a visitação de mais de 1 milhão de pessoas por ano.

Museu de Hakone e Museu de Belas Artes MOA

Museu de Arte de Hakone

Museu de Arte de Hakone

O fundador Mokiti Okada esforçou-se em colecionar obras máximas de arte oriental, e sob a crença de que: “A arte não é de maneira alguma algo a ser monopolizado, pois contribuirá grandemente para o desenvolvimento da cultura ao ser mostrada para muitas pessoas, fazendo com que estas se deleitem e, assim, fazendo elevar o seu caráter”. Desta forma, Inaugurou em 1952 o Museu de Arte de Hakone, em Gora, cidade de Hakone, na provincial de Kanagawa.

30 anos mais tarde, herdando o desejo do fundador: “Quero construir também em Atami um museu mundial e apresentar excelente cultura tradicional do Japão às pessoas do mundo”, foi inaugurado o Museu de Belas Artes MOA em 1982.

Sua origem remonta, em primeiro lugar ao ano de 1957, quando foi aberto o Museu de Arte de Atami, na cidade de Atami, e em 1982, ano do centenário do nascimento do fundador, foi inaugurado o Museu de Belas Artes atual. Tirando as iniciais de “Mokichi Okada Association”, foi denominado de Museu de Belas Artes MOA, e como núcleo central da Fundação, além da exibição de obras de arte, através de atividades como de ikebana, Cerimonia de Chá, teatros, atividades criativas de crianças, desenvolve uma ampla gama de atividades culturais.


Mostra de Desenhos Infantis

Mostra de Desenhos Infantis

Exposição de Obras Infantis Nacionais

Com o desejo de exaltar a consciência do Belo das crianças e seu crescimento saudável, tanto físico como mentalmente, e especialmente, com objetivo  de estimular a atividade criativa no dia-a-dia, tendo como objetivo a formação de um “espirito de respeito à vida”, “um ser humano com riqueza espiritual”, foi organizanda a Comissão que recruta voluntários, e se empenha na promoção das artes pelo mundo inteiro.

Na Exposição de Obras Infantis que vem sendo realizada desde 1989, já foram inscritos mais de 420 mil obras entre Japão e outros 14 países, contando com alta consideração do mundo educacional, havendo a premiação do primeiro-ministro para o vencedor, e prêmios de incentivo tal como do Ministro da Educação, Cultura e Esportes, e à medida que avança com os voluntários na formação de crianças que “vivem com beleza e com riqueza espiritual”, em cooperação com famílias, área e a escola, foi observado que isso traz tonicidade ao lar, e que por sua vez vai-se expandindo na sociedade.


Clube Koorin-ka

Clube Koorin-ka

Clube Koorin-ka MOA (arranjos de flores)

O clube com o mesmo nome que é patrocinado pela fundação de interesse publica Fundação de Arte e Cultura Mokiti Okada, atende a mais de 10 mil pessoas no mundo, que gozam momentos agradáveis em contato com as flores. Quando observa as flores, tendo as nas mãos, sentindo a sua beleza e dialogando com elas, com certeza elas trarão a cura das suas preocupações e mesmo do coração ferido. Os instrutores da Fundação promovem esse momento de apreciação das flores.