O que é Método de Saúde Estilo Okada?

Método proposto por Mokiti Okada baseado na intensa busca em se obter a verdadeira saúde e melhorar a qualidade de vida, com base em uma variedade de princípios e práticas terapêuticas.

metodoA sua ideia básica é de que este mundo (o universo) está repleto energia vital, fonte de vida de todas as criaturas vivas, a esta energia ele chamou de “força da natureza”, e que fazendo uso desta fonte de força é possível o homem tornar-se saudável, tanto física como mentalmente.

A sua premissa é de que nós, seres humanos somos uma existência possuidores de corpo material e de corpo espiritual. Enquanto a essência está no espirito, e através da inter-relação de ambos é que conseguimos viver. Encarando o homem desta maneira, acreditamos que com a utilização da “força da natureza”, podemos tornar o espirito que é a essência, saudável, assim, como resultado, podemos nos tornar saudáveis, tanto física como mentalmente.

Além disso, a respeito da doença que é considerada a inimiga máxima do nosso viver, para Mokiti Okada, não se trata de ação de deterioração da saúde, ela é considerada a “ação de purificação”, que ocorre a fim do homem poder viver com saúde, voltando ao estado de equilíbrio, com ordem e harmonia, seguindo o princípio da Grande Natureza, tornando mais saudável e belo, tanto física como mentalmente.

Com base nesse conceito, Mokiti Okada propôs um método especifico colocando em foco o aumento do poder natural de cura que é inerente ao ser humano.

Especificamente, captando a imagem geral do ser humano a partir de um ponto de vista amplo, a ideia é promover a consciência da Medicina Integrativa com base numa nova maneira de pensar. Com isso, propôs o “Método de Saúde Estilo Okada”, que consiste na Terapia de Purificação, Método de Arte e Cultura, Método Alimentar. Em parceria com grande número de médicos que demonstra compreensão, e centralizados em terapeutas de Terapia de Purificação, promotores e orientadores de Educação através do Belo e promotores e orientadores de Educação Alimentar, a MOA trabalha em sua implementação e divulgação.

Terapia de Purificação Okada

tpo

Através do progresso significativo da ciência da vida como a engenharia genética e biologia molecular, à medida que são esclarecidos os mistérios da vida, numerosos pesquisadores perceberam e demonstram reverencia pela sabedoria e força da Natureza existente na origem da vida.

A Terapia de Purificação é o Método de Saúde que fazendo uso da energia vital existente na Natureza, e irradiando a partir da palma da mão do praticante em direção ao corpo humano visa aumentar o poder natural de cura inerente no homem, promovendo, assim, no dia-a-dia, o efeito purificador de excretar as toxinas existentes no corpo eliminando todos os tipos de sofrimentos.

Esta Terapia desempenha o papel central na “criação de uma Nova Medicina fundamentada na natureza humana e na espiritualidade”, que objetiva melhorar não só da doença, mas propor uma nova forma de viver, que Mokiti Okada promoveu a partir 1935.

No NIH (Instituto Nacional da Saúde) dos Estados Unidos da América, tem sido repassado um orçamento de mais de 300 milhões de dólares na assistência médica alternativa e complementar. Também com relação à Terapia de Purificação, o NIH a posicionou na categoria de Medicina Alternativa e Complementar, na categoria Terapia de energia biológica, e estão para ser realizadas pesquisas recebendo concessões.

Relatos:
Atualmente, ouvimos de pessoas que receberam a Terapia de Purificação: “Tenho conseguido dormir bem”; “Sinto o arroz saboroso”; “As costas ficaram retas”, com grande número de pessoas satisfeitas com a terapia.
Acreditamos que a soma dessas ações modestas é o verdadeiro passo para a saúde real.
Gostaríamos que passassem as horas sentindo de coração a cura, como se fossem acalentados do fundo do corpo.
Esse é o desejo de nós, que trabalhamos com a Terapia de Purificação.

Método de Arte e Cultura

arte-ecultura

Através de pesquisas mais recentes de imunologia neuropsiquiatria tem se tornado claro que em termos médicos, o estado mental positivo como a alegria, emoção e gratidão ativa a função imunológica, ou seja, que aumenta o poder de cura natural.

Tem sido também algo de atenção os efeitos da cura através das flores, e têm aparecido instituições médicas que trabalham com a terapia floral e terapia de horticultura. Afirmam que o trabalho com as flores e jardinagem tem efeito relaxante com redução da sensação de fadiga, incrementando a saúde, tanto física como mental.

No Método de Arte e Cultura, com base no pensamento de que: “coisas bonitas influenciam positivamente a saúde, tanto física como mental do homem”, promove-se a atividade que contribui para a saúde, física e mental das pessoas, incorporando no dia-a-dia, de forma descontraída, atividades como a apreciar a paisagem da natureza, os jardins com formatos belos, as obras de artes, os arranjos florais e a Cerimonia de Chá.

O encontro com coisas belas faz ocorrer transformação no coração das pessoas, como se sentir mais alegre, um maior frescor, ficar mais calmo, sentir-se mais positivo. Sem que perceba, pouco a pouco, ocorre melhora na personalidade, podendo realizar atos belos, usar palavras bonitas e o sentimento belo. Tal estado fará com que tenha um espirito mais saudável que por sua vez também influenciará o corpo.

Se através do Belo,
mesmo que por um instante houver o momento de inspiração no coração,
com certeza poderão viver mais gentilmente e mais relaxados.
Criaremos momentos assim.

Método Alimentar

alimento

Na atualidade, quando aumentam significativamente os problemas de saúde  relacionados com o estilo de vida agravados pela mudança de hábitos alimentares, também cresce a população com sobrepeso e obesidade. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre a população brasileira, mais de metade, ou seja, 51,7 por cento encontra-se acima do peso.

Essas doenças relacionadas com o estilo de vida contribuem de forma expressiva para o aumento das despesas médicas. Assim, em 2011 o governo lançou um plano de ação a fim de controlar o aumento da população obesa, fazendo preparativos e organizando em alguns hospitais equipes, que realizam tratamentos que lidam com a obesidade.

shu_photo02O método proposto pela MOA,  revisa os hábitos alimentares da atualidade buscando alcançar a saúde tanto física como mental, através da “alimentação natural”, tendo como base o “respeito e a adaptação às Leis da  Natureza”.

No Método Alimentar MOA, faz-se uso de ingredientes cheios de vitalidade, levemente temperados o que faz realçar o sabor do próprio alimento. Outro ponto, é que através da pratica de comer com gratidão, os alimentos preparados com  amor, promovem melhorias na condição física, e também no sentimento, tornando-o mais positivo e saudável, tanto física como mentalmente.

A MOA, fundamentada nesses princípios, esforça-se em difundir amplamente através de “Seminários de Educação Alimentar” e “Aulas de Culinárias”, o básico da cozinha saudável, como escolher os ingredientes e como alimentar-se com eles.

Comer é realmente animador.

Sendo algo diário, o bom, é utilizar um pouco de criatividade nesse ato prazeroso

e com certeza poderá ter maior saúde.

Tente mudar um pouco o ambiente onde prepara os alimentos,  tente alterar as formas de cozimento, tente repensar os materiais utilizados.

Cozinhar sozinho pode ser difícil, então, junte-se com amigos, cozinhe, com criatividade,
alimente-se com ampla variedade.