Como o bem atua, um olhar quântico

A Física Quântica descreve em seus postulados, que tudo que existe é composto de possibilidades quânticas; ondas e partículas em permanente interconversão e entre os dois, o enigmático, mas real, Salto Quântico.

No Mundo Quântico você pode experienciar tudo, mas somente descrever o que “viu”, em termos de probabilidades.

Amit Goswami

Amit Goswami

Entretanto, a despeito de alguns céticos questionarem, estes eventos são controlados pelas Forças da Natureza, nas quais se inclui agora, a Causação Descendente, a Consciência e o poder do observador. A Causação Descendente é definida pelo físico quântico Amit Goswami, como o Poder Criador, Deus.

A História tem provado o poder da presença dos seres humanos como agente de transformação do meio e nos eventos quânticos está bem definido seu modus operandi. Assim, este tudo que existe, este Universo, deve ser visto como algo mais complexo do que qualquer definição científica posta à nossa disposição.

Sendo parte imbricada deste complexo, nós influenciamos e somos influenciados constantemente por todos os eventos físicos ou não físicos em todos os espaços e em todos os tempos, nada fica fora da influência nem mesmo de um salto quântico de um elétron componente de um átomo do meu coração ou localizado em uma galáxia distante.

sistema-limbicoQuando fazemos alguém feliz, por exemplo, nosso ser ativa nosso Sistema Límbico, produtor de mediadores químicos, para a produção de endorfina, substância leve, causadora de felicidade, cuja existência vibra irradiando luz que por sua vez também acelera a produção de endorfina em ambos os envolvidos na situação. Isto acontece, pois estamos todos conectados, somos todos um só. Deste modo as irradiações se propagam e como continuam ligadas a você, funciona como uma reserva de energia a seu favor em maior grau e aos demais proporcionalmente ao seu grau de afinidade (Teoria do Entrelaçamento).

Caso a ação seja causadora de dor, tanto o seu sistema como o do recebedor, são estimulados a produzirem substâncias pesadas como a adrenalina e outras, que vibram numa frequência estimulante da infelicidade e assim sentem vontade de vingarem-se ou caso não possam, fazem coisas más, odiarem, lamuriarem-se, etc. Da mesma forma como na irradiação benéfica, estas irradiações pesadas ou malignas, funcionam como uma reserva de energia ruim, causando mal estar a qualquer momento.

Mokiti Okada patrono da MOA International

Mokiti Okada patrono da MOA International

Esta é a realidade deste Cosmos e a evolução vem se processando devido à força do Bem ser mais abundante. Mokiti Okada, criador da Agricultura Natural e da Terapia de Purificação, descreveu que a diferença entre ambas é de apenas 1%. A Cosmologia detectou que para cada 1.000.000 de partícula componente da formação do Universo, existem 999.999 antipartículas em constante transformação (Teoria do Big Bang).

Assim é que a luz ou estas irradiações/vibrações mais sutis, mais leves ou de cumprimento de ondas mais curtas, são mais energéticas, mais fortes, têm mais poder do que as mais pesadas ou de cumprimento de onda mais longa (Teoria Ondulatória da Matéria). Algumas pessoas usam analogia simplificada, mas não igual por ser algo mais complexo do a luz e sombra macroscópicas ou visíveis – ao acendermos uma lanterna na escuridão macroscópica ou visível, a sombra desaparece, no mundo invisível ou quântico é bem diferente.

Gary Zucav, autor premiado do livro sobre a Nova Física, “A Dança dos Mestres Wu Li”, explica, usando a linguagem dos estudiosos da linguística, que a realidade nunca poderá ser expressa por palavras, pois estas são apenas símbolos estáticos de uma realidade percebida por alguém, num determinado contexto e carregada das emoções deste alguém. Como a realidade, está sempre mudando, pois é composta de informações quânticas e não de coisas como se pensa no paradigma clássico, um bilionésimo de segundo depois, levando-se em conta apenas este parâmetro, já se precisaria de outro símbolo ou palavra. Somente a vivência ou experiência direta, sendo o “eu do momento” de Henri Bergson, ou usando a intuição profunda pode-se saber (saborear) algo sobre a realidade profunda. Por este exemplo é que se prova que somente se sabe o gosto do alimento, provando, saboreando e também somente sente a dor aquele que está calçando o sapato apertado.

Na História da Humanidade isto vem sendo descrito de variadas maneiras a depender da cultura da tribo ou do povo. Um exemplo poderia ser o modo como estes povos vêm ensinando aos seus membros como praticar o bem e como punir os descumpridores de seus ensinamentos.

cooperarNeste contexto, temos visto instituições que tratam os criminosos com um método de recuperação que leva em conta o potencial profundo ou espiritualista do ser humano, aplicando a Educação Viva que significa em latim tornar doce (Educere), e assim conquistando o recuperando para também operar junto (cooperar), redescobrindo sua alma ou partícula quântica original ligada ao Criador do Cosmos e limpando as nuvens que dificultava sua ação. Nuvens formadas em decorrência das promessas da sociedade materialista de busca do poder pentasensorial, que causa tanta dor e frustação ao invés da busca do poder ultrasensorial ou espiritualista altruísta. Estas instituições comprovam com resultados significativos.

Estatisticamente ainda são poucos exemplos, pois impera no mundo o paradigma materialista egoísta, no qual está embutido sutilmente que “se eu ganho ou perco algo, outro perde ou ganha também, na mesma medida”.

universoSomente no novo paradigma que leva em conta a descrição da realidade como um todo integrado, o Universo como um organismo e não mais como uma máquina é que é possível a nova ordem: Eu ganho na mesma proporção que os outros também ganham a depender do esforço empregado na causa em questão. Neste paradigma o ser humano é também criador da realidade ou mais precisamente, cocriador das ações dentro de si e em seu redor. Podemos dizer assim que é instrumento do Criador do Cosmos, naconstrução do mundo civilizado, um mundo de verdade, bem e beleza. Este novo mundo não exclui o velho e sim é a somatória do mundo primitivo ou selvagem com as ações do bem autêntico, que visa toda a humanidade, praticadas pelas pessoas que vivenciaram o poder autêntico e assim são altruístas e espiritualistas ou iluminadas como Buda, Emanuel, Francisco de Assis, para citar apenas os mais conhecidos.

Ninguém mais pode ser visto como um ser passivo e sim agente das ocorrências a sua volta, aqui e alhures em menor ou maior grau, visíveis ou invisíveis.

 

Bibliografia

ANDRADE, João Tadeu. Medicina alternativa e complementar: experiência, corporeidade e transformação, Salvador, EDUFBA: EdUECE, 2006.

ARORA, Harbans Lal. Terapias Quânticas: Cuidando do ser inteiro. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2007.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: Ética do Humano – Compaixão pela Terra, Rio de janeiro, Vozes, 1999.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

HEISENBERG, Werner. Física e Filosofia, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 4ª Ed. 1999.

JAMES, William. Pragmatismo. Ed. Martin Claret, São Paulo, 2006.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro, SP. Edições UNESCO Brasil, Cortez 2002.

MORIN, Edgar. Religação dos Saberes: O desafio do Século XXI, Ed. Bertrand Brasil, 2002.

MOA. Terapia de Purificação Okada. Disponível em: http://www.moa.org.br. Acesso em 14/01/2013

SATO, Haroldo Tuyoshi. Oficina Terapêutica de Arranjos Florais – Ikebana. Curitiba, PR, Editora CRV, 2011

SENGE, Peter et all. Presença: Propósito humano e o campo do futuro. São Paulo, Ed. Cultrix, 2007.

SHELDRAKE, Rupert. Sete experimentos que podem mudar o mundo, Ed. Cultrix. São Paulo, 1995.

ZUCAV, Gary. O Poder da Afinidade: Aprenda a criar um círculo altamente positivo em torno de você. Ed. Lafonte, São Paulo, 2012.

 

José Ambrósio Guimarães 
Médico, Mestre em Políticas Públicas e Terapeuta voluntário da MOA.