Formando Cidadãos para uma Cidade Saudável | Uma Parceria da MOA com a comunidade Escolar Local

O projeto “Formando Cidadãos para uma Cidade Saudável” é uma realização da MOA International do Brasil em conjunto com a Escola Municipal Felipe Lutfalla – Mairinque/SP, onde se propôs durante o período de 9 (nove) meses ações, práticas e teóricas, acerca de métodos de plantio agrícola sem agrotóxico, estudos sobre alimentação saudável e promoção de saúde mental através de atividades de arte e cultura e meio ambiente. Além destas práticas que foram realizadas na escola, houve também uma visita guiada para a Fazenda da MOA no município de Mairinque onde educandos (as) e educadores  participaram de um workshop a respeito da importância da consciência da preservação do meio ambiente na contemporaneidade.

formando-cidadaos-4A civilização contemporânea tem apresentado, de acordo com a mídia, um crescimento significativo nos assuntos relacionados a problemas éticos, sociais e ambientais, refletido diretamente em uma baixa qualidade de vida.

Segundo o filósofo japonês Mokiti Okada (1882-1955) patrono da MOA International do Brasil, todos estes males advêm do afastamento do ser humano da ordem natural. De acordo com sua filosofia, o respeito e a humildade do ser humano frente à Natureza, fazem com que este possa aprender com esta, encontrando os caminhos que possam levar a uma vida em sociedade mais saudável.

Dentre as propostas e ensinamentos de Mokiti Okada elencamos três pontos para o desenvolvimento do projeto como um todo na escola: métodos de plantio agrícola sem agrotóxicos, métodos de alimentação saudável e o terceiro, a promoção da saúde mental através das atividades de arte e cultura.

formando-cidadaos-3Sendo assim, o projeto “Formando Cidadãos para um Cidade Saudável” foi implementado na Escola Municipal Felipe Lutfalla, de forma conjunta entre educandos(as) e educadores iniciando pela construção de uma horta por meio da aplicação dos conteúdos didáticos de quatro disciplinas escolares: matemática, história, biologia e português. Basicamente, o objetivo foi propor uma forma diferente de aula e, consequentemente, de aprendizado dos conteúdos pedagógicos entre educador e educando, onde ambos fossem propositores e receptores de todo conteúdo programático realizado nos encontros semanais. Ou seja, educadora e educando(a) sendo responsável, igualitariamente, pela construção e execução do conteúdo educacional durante todos o processo do projeto.

Além da construção da horta, ocorreram atividades complementares, como: terapia da flor e workshop sobre plantação orgânica e natural, meio ambiente e alimentação saudável e suas consequências para vida.

 

Idealizadores e Participantes do projeto: Lelis Andrade; Clovis Correa Junior;Cristina Misturini Sato;Regina Shimoyama;Rinaldo Shimoyama;Yasuaki Tsukiashi; Benedito Tate; Haroldo Tuyoshi; Diretora Luciana Zanata Ferreira, funcionários(as), educadoras e educandos da Escola Municipal Felipe Lutfalla – Mairinque/SP

 

Lelis Andrade