A MOA International está participando do Projeto de Extensão “Hortinha da PV” formado a partir de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Horta nasceu espontaneamente a partir de um coletivo de alunos da UFRJ engajados com a prática da Agroecologia. Aproveitando um espaço não utilizado no campus Praia Vermelha, os alunos partiram para a ação e construíram três canteiros e plantaram diversas espécies convencionais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

A Hortinha da PV virou um projeto de extensão universitária e, como a nossa instituição apóia as iniciativas da juventude que se preocupa com a produção de alimentos saudáveis respeitando os ciclos naturais, a MOA decidiu participar do projeto como colaborador externo à instituição de ensino.

O projeto tem como objetivo fornecer a oportunidade de cultivar a terra e consumir produtos livres de agrotóxicos mediante uma interação dialógica de diversos setores da universidade, da sociedade civil e dos movimentos sociais no debate da alimentação no país. O projeto buscará trabalhar ações de empoderamento dos indivíduos, especialmente os trabalhadores terceirizados da UFRJ, oferecendo cursos de hortas urbanas e compostagem, rodas de conversa com especialistas sobre direito à alimentação livre de agrotóxicos e de variedades transgênicas, a importância de mudança de hábitos alimentares para aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas no cotidiano, meio ambiente, consumo consciente, reciclagem entre outros temas que a agroecologia nos possibilita.

Claudio Magiolli, membro da MOA Rio está compondo a Equipe de Execução do Projeto de Extensão.