Feijoada, uma comida brasileira

Pensar em comida brasileira, é persar em feijoada. Um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira, é feito basicamente de feijão preto, carnes, linguiça, verduras e legumes. Tendo sua origem relacionada aos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, esta comida se popularizou.

Para os pesquisadores da culinária, pratos semelhantes já existiam em outras partes do mundo, como o cozido, em Portugal e o cassoulet, na França, mas a feijoada brasileira é diferente. O feijão preto é da América do Sul, a farinha de mandioca também, e quem resolveu misturar tudo isso acertou em cheio.

A feijoada como conhecemos hoje, vem do “feijão gordo”, aquele cheio de toucinho e carne seca. A feijoada seria a evolução do “feijão gordo” levado ao extremo, com linguiças, legumes, verduras, carnes de porco e farofa. A sua difusão teria se dado por escravocratas a partir do Rio de Janeiro.

A feijoada como identidade brasileira surge com as ações dos modernistas. Segundo Carlos Alberto Dória. A feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema da antropofagia, da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.

Histórias a parte, somente provando uma boa feijoada, é que é possível entender este universo místico e saboroso que tem a cara do Brasil.

Venha aproveitar este universo na Feijoada dos Amigos da MOA. Você vai se surpreender.

 

feijoada-post