UNICEF lança guia de alimentação saudável para crianças e adolescentes
Comer Bem e Melhor – Dicas para promover alimentação saudável entre crianças e adolescentes é o guia de alimentação lançado pelo UNICEF
Segundo UNICEF, um em cada dois brasileiros pesa mais do que deveria. Entre os mais jovens, o número de pessoas obesas cresceu mais do que cinco vezes em 20 anos. O problema é que obesidade infantil aumenta as chances de problemas de saúde, como:
doenças do coração, pressão alta, diabetes e até alguns tipos de câncer. Isso sem contar que a saúde psicológica e a vida social também ficam abaladas, podendo causar problemas de autoestima, ansiedade, isolamento social e depressão.
Que fatores levam a obesidade infantil?
Vários, mas a genética é sem dúvidas, uma delas. Se pai ou mãe são obesos a criança tem 40% de chance de vir a ser obesa. Agora, se o pai e a mãe são obesos, o risco passa para 80%. Mas a genética não define tudo, alimentação não saudável e falta de exercício físico têm grande impacto.
É preciso repensar como estamos alimentando nossas crianças. A publicidade não ajuda muito, o que não falta é propaganda de pizza, salsicha, produtos congelados, refrigerantes, salgadinhos de pacote, produtos ultraprocessados com excesso de gordura e sal e baixo índice de fibras. O resultado é a obesidade e seus reflexos.
É preciso criar novos hábitos alimentares,reservar um tempo para uma alimentação saudável. Fazer comida, comer juntos, escolher um lugar limpo e tranquilo para se alimentar, se sentar à mesa, e desfrutar. Os exercícios físicos também precisam fazer parte dos novos hábitos.
Baixe aqui seu guia. (para baixar pdf)
Para saber mais sobre o Programa de Alimentação Saudável MOA, faça uma visita ao nosso Instituto Terapêutico.
ligue pra gente Tel: (11) 4246-2969