MOA NO NIKKEI MATSURI | 2016

Como objetivo de divulgar o Método de Saúde Okada através do empreendimento de arte e cultura, a MOA participou do Nikkei Matsuri oferecendo a apreciação da tradicional cerimônia do chá japonesa e também a sensibilização com a flor.

NIKKEI-MATSURI-2016-13Aqueles que se aproximavam do espaço, logo se deparavam com os vasos feitos de garrafa reciclável e despertavam a curiosidade. Ao ouvirem a explicação sobre o Método de Saúde Okada e sua atuação no emocional, ficavam interessadas em participar da atividade. Ao terminar o arranjo floral, muitos relatavam estar mais tranquilos e felizes. Um dos participantes apesar de comentar “não ter talento para isso”;  ao ser convencido a dar uma chance, ficou bastante satisfeito e feliz com o próprio arranjo floral, acertando detalhes aqui e ali.

NIKKEI-MATSURI-2016-10Na cerimônia do chá, os participantes eram orientados a observar atentamente os movimentos apresentados, assim como perceber os cheiros, cores e sons, tornando a experiência um momento único. Muitos relataram que apesar do barulho característico de um festival, conseguiram se desligar e se conectar com a cerimônia, ficando mais leves e felizes. Uma participante que  pratica meditação contou que durante a cerimônia foi capaz de entrar em “estado zen”, estado de equilíbrio mental que só consegue alcançar quando medita. Outras pessoas relataram o profundo deleite com a beleza da cerimônia e o quanto se sentiram tranquilas.

Para os voluntários da MOA a alegria em levar algo de bom para a sociedade foi o ponto principal. Durante o evento, alguns relataram como estavam felizes por ajudar e como estavam apreciando o esforço em conjunto imprimido. Para Mitiko Nakata, voluntária MOA, o fato que a deixou mais feliz foi ver que a cerimônia do chá foi oferecida por duas brasileiras. Segunda ela, ao notar que a cerimônia tradicional japonesa era feita para uma pessoa brasileira, isso aproximava mais o público e aumentava as chances de eles se interessarem pelas atividades. Dulcinéia Lima dos Santos, uma das voluntárias que colaborou na cerimônia do chá, agradeceu a oportunidade de ajudar na atividade, pois ela mesma estava se sentindo um pouco mal, com a energia baixa e após oferecer o chá várias vezes sentiu o ânimo e a alegria retornarem.

Participar de ações comunitárias como o  Nikkei Matsuri é sempre uma boa oportunidade de levar o Método de Saúde Okada para um grande número de pessoas.